Ticket médio é um indicador de performance de vendas. A palavra “ticket” se refere ao valor gasto em um compra (como o valor impresso no ticket de um supermercado, por exemplo).

Ele é um indicador de desempenho, mostrando o quanto a equipe comercial tem conseguido fechar negócios mais vantajosos para a empresa. Pode ser calculado identificando quantas vendas foram feitas e o faturamento total delas em um determinado período.

O ticket médio pode ser calculado de uma forma bastante simples. Em um determinado período, como um mês, identifique quantas vendas foram feitas e o faturamento total delas. Com esses números em mãos, o cálculo será:

Ticket Médio = Faturamento do mês / Quantidade de vendas no mês

Vamos agora aplicar de forma prática, imagina que sua loja conseguiu 10 novas vendas neste mês, nas seguintes condições:

Com o total de R$ 10.295,00 em vendas, o ticket médio do mês foi de R$ 1.029,50. Esse valor significa que, em uma primeira análise, os vendedores conseguiram fechar contratos vantajosos neste mês, próximos do valor da oferta mais alta da empresa.

Por que o ticket médio é uma métrica importante?

O ticket médio é uma métrica fundamental para entender e projetar o crescimento de um negócio. Um ticket médio alto é sinal de uma ótima performance em vendas. Mas, o que significa exatamente que o valor é alto?

Para analisar o ticket médio, ele precisa ser estudado dentro de um contexto. Um ticket alto para uma loja de presentes pode ser de R$ 150,00, enquanto em um comércio de eletrônicos pode girar em torno de R$ 2.000,00, por exemplo.

O que também diz se o ticket médio está satisfatório ou não, além do tipo de venda, são o histórico da própria empresa e os custos que cada venda gera. Se você gasta, em média, mais do que recebe, a relação está desequilibrada.

Um ticket médio que cobre os custos de aquisição de clientes e garante uma margem de lucro é o que toda empresa busca. Um ticket que aumenta mês a mês ou trimestre a trimestre indica que os clientes estão gastando mais a cada compra com você, o que sempre é positivo!

Como buscar referência de ticket médio?

Se um concorrente consegue manter um ticket maior vendendo um produto similar, você pode pesquisar o que ele faz de diferente para alcançar esse resultado.

Como você pôde perceber, o ticket médio é um indicativo importantíssimo para acompanhar a eficiência do seu processo comercial como um todo, isso te oferece gatilho para:

A área comercial, e não tem uma consideração devida dentro das empresas como deveria, vendas e o contação das empresas, um processo comercial eficiente pode aumentar seu ticket médio e consequentemente as vendas.

Com aumentar o ticket médio?

O Aumento do ticket médio está relaciona com o crescimento do faturamento e a otimização dos recursos da empresa. Com um ticket médio mais alto, o Retorno Sobre o Investimento (ROI) de Marketing e Vendas também aumenta. você passa a ter resultados melhores sem precisar aumentar os custos e investir mais na atração de clientes.

Treine seu time para:

Fazer a oferta certa na hora certa aumenta as chances de um vendedor conseguir um cliente com ticket mais alto, porque ele soube trabalhar a oferta e vencer a barreira do preço.

Amplie as possibilidades de compra

Ampliar o mix de produtos o serviço oferecido pela sua empresa, você pode pensar em uma lógica de Cross selling e Up selling, utilizando upgrades ou vendas complementares. Essa estratégica faz com que você trabalhe com ofertas com tickets variados estimulando o cliente a consumir mais o seu produto.

A estratégia de up selling é uma forma de subir o ticket médio da categoria de produtos ou serviços, oferecendo upgrades conforme a necessidade do cliente. Para vendas cruzadas/complementares, você aumenta o ticket médio por cliente.

Estimule o Remarketing

A recompra funciona para quase todas as empresas, ainda que o tempo para comprar novamente seja maior em algumas. Uma forma de mapear a necessidade de recompra é estudando a vida útil do seu produto ou serviço, e se programando para entrar em contato com o cliente com uma boa oferta quando esse prazo estiver quase acabando.

É muito mais fácil vender para quem já comprou com você do que para um novo cliente. Por isso, uma excelente maneira de aumentar o ticket médio é ter uma estratégia de recompra desenhada para seus clientes atuais.

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